Em meados do ano de 1873 o Doutor Miguel deparou-se com um anúncio feito na imprensa pela Igreja Presbiteriana, que convidava a população local à assistir aos cultos realizados na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil.

Ascendendo ao convite, passou a frequentar a Igreja assistindo aos cultos, tendo por companhia o Cel. Fernando Luiz, seu pai, e outros familiares próximos. Sobre essa passagem, cabe destacar trecho da Carta 1Trecho transcrito do periódico “O Trabalho” n. 6, ano I, 11 de fevereiro de 1902 do Rev. A. L. Blackford enviada aos Estados Unidos em 24 de abril de 1874, a saber:

“[…] Ele (Doutor Miguel) é um homem muito inteligente e ativo, muito bem-educado. Em maio ou junho do ano passado, seu pai, também, homem muito inteligente e militar reformado e ele vieram assistir ao nosso serviço e foi essa a primeira vez que estiveram em um culto protestante. O sermão foi sobre o texto: “Examinai, porém, tudo e abraçai o que é bom”, e ensinou que a verdadeira religião é uma coisa racional e não somente suposta, como exige o estrito exame da razão”.

Dentro do contexto do sermão supracitado, o Doutor Miguel procurou em Deus saber qual seita religiosa deveria seguir, tendo sido seu pedido atendido pelo próprio Deus, que naquela ocasião a ele se revelou, dizendo-lhe: “Filia-te à Igreja Presbiteriana porque é a que está mais próxima da verdade”.

Frequentador assíduo dos cultos, sua passagem pela Igreja Presbiteriana foi marcada por um fato extraordinário: aos 22 de fevereiro de 1874 ao final do culto, cujo tema era “A simpatia de Jesus”, o Doutor Miguel foi encontrado imóvel em seu lugar, incapaz de mexer mãos, pés ou abrir os olhos. Decorrido aproximadamente 30 minutos, voltou a si, para surpresa daqueles que ali estavam e entre suas primeiras palavras exclamou: “Agora aceito a Bíblia, como verdadeira e inspirada palavra de Deus e Cristo como um Divino Salvador”.

Este fato notável, acha-se minuciosamente consignado nos anais da Igreja Presbiteriana na obra “Centenary Memorial of the planting and growth of Presbiterianismin Western Pennsylvania and parts ajdacent. 2Appendixes to religions history. Appendix B: “GOD´S POWER UPON THE SOUL”
– Held in Pittsburgh December 7-9-1875.

Foi o dia 22 de fevereiro de 1874, portanto, o dia da sua Conversão ao Senhor Jesus. Sendo oportuno destacar o que se acha consignado no Álbum de Portugueses e Brasileiros Eminentes 3Álbum de Portugueses e Brasileiros Eminentes, Fascículo XVII, págs.79 e 80.
, Fascículo XVII onde se assevera que:

“O dia 22 de fevereiro de 1874 foi o do seu segundo nascimento, e o princípio da parte mais grandiosa e imortal de sua vida neste globo terráqueo, e sobre a qual só muito de leve poderemos dizer algumas palavras. […] Nunca mais exerceu emprego remunerado; consagrou-se em verdade à propagação do evangelho, e rejeitou não só o convite para professor da Escola Politécnica, como outros empregos importantes que os seus amigos lhe ofereciam. Preferiu ter uma vida de completas privações para si e seus filhos, e dissabores mundanos, a tudo quanto o mundo lhe ofereceu, tem oferecido e lhe poderá dar”.

Em 05/04/1874 o Doutor Miguel fez profissão pública de sua fé batizando-se na Igreja Presbiteriana pelo pastor Rev. Emanuel Vanordem, sendo que em 17/09/1874 foi eleito Presbítero tendo sido revestido no cargo pelo pastor Rev. Blackford.

Após sua Conversão ao Senhor Jesus, o Doutor Miguel passou pregar impavidamente o que havia recebido do próprio Deus, dizendo com absoluta convicção que “Deus quer comunicar-se com os homens”.

Em 1878, levantou-se contra ele grande perseguição na Igreja Presbiteriana, que passou a exigir que não mais fosse focalizado em suas pregações o fato pasmoso de sua Conversão, e que a revelação divinal atual não existia, chegando a declarar por intermédio do pastor James Houston que “Deus já não fala aos homens”.

Não podendo pregar o que de Deus havia recebido, O Doutor Miguel deixou de exercer qualquer cargo e/ou atividade na Igreja Presbiteriana enquanto a questão era avaliada pelo Corpo Eclesiástico, sendo que na primeira sessão que tratou sobre o tema proferiu as seguintes palavras: 4Álbum de Portugueses e Brasileiros Eminentes, Fascículo XVII, págs.79 e 80.

“Tenho falado de Deus diante de Deus. Se Deus vos houvera falado, havíeis de saber que eu tenho dito a verdade; mas, como verdade dizeis que Deus nunca vos falou e que não credes que jamais vos fale a vós como me tem falado a mim; em verdade, em verdade vos digo: vós haveis de me julgar, mas diante de Deus não podeis ser meus juízes”.

Consciente daquilo que de grandioso recebera do próprio Deus, não querendo ser a Ele infiel, o Doutor Miguel retirou-se da Igreja Presbiteriana e fundou em 11 de Setembro de 1879, por determinação de Deus, a IGREJA EVANGÉLICA BRASILEIRA, que foi reconhecida pelo Governo Imperial ao dia 12 do mesmo mês e ano.

Para mais informações sobre a Igreja e a vida religiosa do Doutor Miguel, consulte: http://igrejaevangelicabrasileira.com.br

Referências Bibliográficas

[1] Trecho transcrito do periódico “O Trabalho” n. 6, ano I, 11 de fevereiro de 1902
[2] Appendixes to religions history. Appendix B: “GOD´S POWER UPON THE SOUL”
[3-4] Álbum de Portugueses e Brasileiros Eminentes, Fascículo XVII, págs.79 e 80.